11/2009 – Por Portal Moldes e Injeção Plásticos
O motor veio como conseqüência das teses expostas no livro “A Nova Física da Metafísica Desinvertida”, de autoria do cientista Norberto Keppe, especificamente a de que a energia não tem origem na matéria, mas sim ao contrário, a matéria advinda da energia primária, por ele denominada Energia Essencial, que é infinita e existente em todo o universo.
A idéia do motor vem como uma verificação desta tese na prática. O motor é uma máquina que transforma energia em movimento. Se um motor fosse capaz de captar pelo menos uma parte de sua energia de alimentação da Energia Essencial, sua eficiência seria aumentada de forma significativa e em tese poderia até mesmo ultrapassar a barreira dos 100%. Isso significaria o início de uma revolução tecnológica que nos daria esperanças de um mundo mais ecológico e melhor para nós e nossos filhos.
Segundo as pesquisas de Keppe a Energia Essencial contém duas componentes opostas e complementares, as quais ele denominou “ação e complementação”. Ainda segundo suas conclusões, para que uma máquina funcione adequadamente, com alta eficiência e inclusive não poluir o ambiente, deverá utilizar essas duas componentes na sua alimentação. Acontece, no entanto, que os motores convencionais funcionam com corrente contínua (CC) ou alternada (CA) e estas formas de alimentação elétrica correspondem ao uso de apenas um sentido da energia essencial, tendo como conseqüência, baixo rendimento e entropia do sistema que se expressa em perdas na forma de calor.
O “insight” tecnológico todo do Keppe Motor começa com a idéia de fazer um motor cuja alimentação utilize esses dois sentidos da energia essencial para aumentar o rendimento da máquina através de uma conversão quase total desta energia em força mecânica e a melhor forma de se fazer isso é através da energia “pulsada”. Muita coisa funciona por pulsos na natureza e o coração é a mais evidente. Temos também o caso do pulsar, que é um objeto astronômico muitíssimo energético e que pulsa regularmente.
A natureza sempre dá indicações de como devemos desenvolver nossa tecnologia e o Keppe Motor não é exceção. Na verdade ele se aproxima muito a um planeta girando no espaço, cujo campo magnético em movimento capta energia essencial e transforma em partículas eletricamente carregadas que se descarregam na superfície, promovendo a manutenção da vida no planeta.
Entretanto, entre a elaboração de um motor básico que demonstre o princípio e o desenvolvimento do mesmo para aplicações práticas poderíamos parafrasear o célebre ditado atribuído a Thomas A. Edison: Há 10% de inspiração, 80% de tentativas frustradas e 10% de sucessos. O Portal do Moldes divulga para apoiar a energia sem poluição.(nov.2009).